Muitos homens na Bíblia ficaram conhecidos por serem grandes guerreiros, profetas ou reis. Mas Boaz foi diferente. Ele ficou conhecido por sua vida normal mas exemplar. Uma vida discreta também pode ser extraordinária.
Boaz era um fazendeiro abastado, que morava em uma pequena vila chamada Belém. Ele não era guerreiro nem político influente mas ele era respeitado na sua terra. Porquê? Por que ele era temente a Deus.
Na época de Boaz não havia rei sobre Israel e cada pessoa fazia o que queria. O pecado e a maldade eram generalizados. Mas Boaz escolheu servir a Deus.
Um dia, entrou uma mulher na vida de Boaz: Rute. Ela trouxe para fora o melhor que havia em Boaz:
1. Bondade
Quando Rute, uma viúva estrangeira, veio trabalhar em seu campo, Boaz não a tratou com desprezo nem preconceito. Ele viu que ela era boa trabalhadora e ouviu que ela tinha deixado tudo para tomar conta de sua sogra Noemi. Por isso, Boaz decidiu proteger Rute.
Boaz ofereceu emprego a Rute e a fez se sentir bem-vinda. Ele fez questão de a tratar com bondade. E isso mudou completamente o destino dos dois...
Quantas vezes nos esquecemos da bondade! Um simples ato de bondade pode fazer toda a diferença na vida de alguém. A bondade transforma pessoas normais em heróis da vida real.
2. Generosidade
Boaz também era rico de coração! Ele não só deu um emprego a Rute mas também garantiu que ela tivesse comida de sobra. Durante toda a época da colheita Boaz garantiu o sustento de Rute e Noemi.
Boaz não contava as moedas quando ajudava os outros! Ele estava mais preocupado com o bem-estar da Rute que com o lucro de sua fazenda. Boaz não guardou a bênção financeira de Deus só para si.
Não é preciso ser rei para ter a atitude de um bom rei. Podemos ser generosos com nosso dinheiro, nossos recursos, nosso tempo, nosso amor... O verdadeiro rico é aquele que é rico em generosidade.
3. Respeito
Boaz tinha grande respeito por Rute. Ele valorizava sua lealdade a Noemi e sua dedicação ao trabalho. Por isso, quando Rute o pediu em casamento, Boaz reconheceu que ela seria uma esposa exemplar!
Boaz não via Rute como um objeto para ser usado para lucro no trabalho, ou prazer em casa. Ele via uma pessoa digna, que ele devia tratar com respeito.
O respeito muda completamente a forma como nos relacionamos com outras pessoas. Quando entendemos que cada pessoa foi feita à imagem e semelhança de Deus, descobrimos seu verdadeiro valor. O respeito é a consequência natural disso.
4. Fidelidade
Boaz tinha Rute na mão! Na noite em que ela o pediu em casamento, ele podia ter feito o que quisesse com ela, porque estavam sozinhos. Mas Boaz foi fiel. Ele não brincou com Rute nem fez exigências. Ele foi um verdadeiro cavalheiro.
Boaz era um homem de palavra. Ele prometeu tratar das formalidades para o casamento e foi isso que ele fez, logo no dia seguinte! Por causa de sua fidelidade, Deus abençoou o casamento de Boaz com Rute e seus descendentes se tornaram reis de Israel.
Deus abençoa quem é fiel. Quando somos fieis nas pequenas coisas do dia-a-dia, recebemos bênçãos inesperadas.
Seja como Boaz, viva uma vida exemplar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário