sábado, 30 de dezembro de 2017

Nós maçons somos de uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

 A Maçonaria é uma sociedade discreta e bastante reservada a qual destina os seus grandes segredos somente aos participantes da mesma. Trata-se de uma associação iniciática e filosófica que busca desenvolver valores como humanidade, aclassismo, princípios de liberdade, fraternidade, igualdade e aperfeiçoamento intelectual.
É também uma sociedade fraternal que aceita pessoas livres e de valores morais, sem fazer distinção de raça, ideário político, religião ou mesmo posição social. As exigências para que uma pessoa seja aceita como maçom é que tenha boa índole, espírito filantrópico, respeite a família e busque sempre o aperfeiçoamento.
 Os maçons estão estruturados em células autônomas que são chamadas de oficinas, ateliers ou lojas. As lojas são iguais em direitos e honras e também independentes entre si. Agora que você já sabe um pouco como funciona a maçonaria vai gostar de conferir algumas frases maçônicas que enfocam nessa forma de viver sempre buscando o aperfeiçoamento.
NOSSA FILOSOFIA -  “A ideia é que cada individuo poça refletir sobre suas atitudes e busca sempre o caminho do bem, e da perfeição a sociedade vai caminhar naturalmente para o progresso…” “Faça bom uso da vida, pois é isso que te espera no futuro (a morte).”
 “Aquele que crê possuir a verdade não se preocupa em procurá-la, da mesma forma que o justo satisfeito com a sua virtude negligencia o seu aperfeiçoamento moral… a intuição dirige-se aos espíritos inquietos, àqueles que não se satisfazem com aquilo que puderam aprender…
 Aquele que adere a um intangível credo religioso, filosófico, científico ou político comete um erro em dirigir-se à porta do Templo: aí só poderá comportar-se como um intruso… A vocação iniciática encontra-se no seio desses vagabundos espirituais que erram na noite após terem desertado da sua escola ou igreja por lá não terem encontrado a verdadeira Luz.”
 “As regras preconizadas pela Franco-Maçonaria são puramente morais; não derivam de nenhuma fé religiosa, de nenhum credo político, de nenhuma palavra de ordem. Os homens dilacerados podem aí reencontrar os caminhos, não da unidade que não é desejável, mas da paz e de uma certa comunhão.”
 “Dar socorro aos que necessitam, dar alívio aos que padecem, é obrigação essencial do Maçon. A maior necessidade e enfermidade de um povo é, porém, a falta de doutrinação esclarecida. É esta que lhe multiplica as dores e os crimes; é esta que, de ordinário, o entrega surpreso e manietado às usurpações audazes.” Quem sofre com serenidade sofre pela metade; quem muito se desespera multiplica a dor.
 “A Maçonaria é a mais bela das instituições, ela consegue ensinar filosofia em um mundo onde a ignorância está se tornando virtude!”  “O conhecimento, para ser o que deve ser, não se limita a uma simples teoria, mas comporta em si mesmo a realização correspondente.” “Não vejo nos segredos das Lojas senão um véu de modéstia deitado sobre a verdade e a benevolência para lhes elevar o valor e a beleza aos olhos de Deus e dos homens.” “O topo derruba-nos, não os degraus que aí conduzem: gostamos de errar na planície, com os olhos fixos no cume. Só uma parte da arte se pode ensinar, o artista tem necessidade de arte total… o trabalho do maçon faz-se ao ar livre e termina, senão sempre em segredo, pelo menos, pelo segredo.”




A julgar pelas aparências, a Franco-Maçonaria parece mais uma associação discreta do que um Templo defendido por muralhas intransponíveis. Os rituais de todos os seus graus já foram publicados. As palavras, os sinais, a organização interna, a hierarquia da Ordem maçónica já foram divulgados… portanto, apesar dessa larga difusão, a Maçonaria continua uma realidade misteriosa não só para os profanos, mas também para os próprios iniciados.”
“Meu amigo: A Maçonaria, apesar de ser chamada de “especulativa”, não especula nada. Somos induzidos pelo aprendizado (e não conduzidos ou orientados para isso) a só afirmar aquilo que é observável por todos. Logo, afirmamos que a morte existe, mas não tentamos adivinhar o que acontece depois. Podemos até imaginar, mas nunca afirmar. A Câmara das Reflexões contém crânios e esqueletos porque eles são uma certeza. Se alguém acreditar em uma vida depois da morte, a Maçonaria não tentará demovê-lo desta crença, como não o faz com nenhuma crença, mas sabemos que esta outra vida não nos permite consertar nossos erros desta vida. Tem uma outra frase maçônica que diz: “Nos mistérios da vida e da morte só uma coisa é certa: Tudo que é vivo, morre.”
“Os maçons criaram certas reservas de proteção sempre com medo que uma ditadura se pudesse instalar e que eles pudessem ir, como foram na Alemanha, para os campos de concentração. Agora, penso que o mundo mudou.”

A Franco-Maçonaria sempre existiu, senão em acto, pelo menos em poder de devir, visto que corresponde a uma necessidade primordial do espírito humano.” 
“O facto de se pertencer à Maçonaria não é um inconveniente, deve ser uma vantagem, quando as pessoas souberem o que é a Maçonaria, porque o maçon tem de ser, por definição, um homem reto, tolerante, íntegro, acima de qualquer suspeita.” – António Arnaut
“Ninguém pode ser reconhecido como maçon enquanto continuar servo das suas paixões, escravo das suas crenças e cego pelos bens deste mundo.” 
“Eu não tive a sorte de conhecer muito sobre a Maçonaria, em compensação, tenho o grande prazer de conhecer muitos maçons, e por isso julgar a árvore pelos seus frutos. Eu conheço vossos altos ideais. Tenho visto que vocês, em suas sessões, têm a presença da Bíblia aberta, e eu sei que homens que observam tal formalidade possuem um elevado sentimento de cidadania, de palavra e de caráter. Isso representa a força da nossa comunidade e nação.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário